Você é destro ou canhoto?

Tem uma coisa que tá me enchendo o saco ultimamente é este acirramento da guerra esquerdistas versus direitistas.

Tá complicado.

O ódio pela esquerda é tanto que o pessoal da direita está fazendo a mesma coisa. A teoria da Ferradura diz que, ao contrário de serem extremos opostos de um espectro político estes lados na verdade acabam se aproximando. Incluindo-se aí o viés (tá na moda usar viés agora né?) autoritário e/ou totalitário.

Esquerda, direita... tanto faz. Eu abomino quem tem Lula como seu mentor e o defende acima dos fatos. Da mesma forma quem se mentoriza por Olavo de Carvalho ou que bate palma e até defende tudo que sai da boca verborrágica de Bolsonaro.

Qual a diferença do que diz "Lula Livre" e o que diz "Mito! Mito!"? Pra mim ambos são incapazes de um censo crítico. Essa dicotomização já deu. Eu acho isso um absurdo. Não foi Bolsonaro quem dividiu o país. Foi o PT. Mas Bolsonaro se beneficiou com isso e agora fica jogando gasolina porque ele cresce nisso e sabe disso.

Eu consigo ver coisas boas em todos os governos, até nos da ditadura militar, até no de Collor. Pasme! Até no de Lula e no da dupla Dilma/Temmer. E vejo agora coisas boas no governo Bolsonaro. Sim.

Eu realmente torço pra ele fazer um bom governo. Não podemos mais esperar. As reformas tem que ser feitas e não ligo se quem vai fazer tem atrás de si um quadro do ditador Fidel ou dos Ditadores-Generais-Presidentes.

O papel do cidadão, de todo cidadão, após passada a eleição, é, além de torcer para que o governo seja bem sucedido E, principalmente, fiscalizar os atos desse e de qualquer governo. Quer tenha sido o seu eleito vencedor ou não.

O papel da imprensa é esse mesmo de por lupa em cima de tudo. E pra isso é muito bom ter na imprensa gente da esquerda e da direita e de todos os espectros políticos. E se Bolsonaro e seus afins e apoiadores se incomodam com a imprensa eu acho que isso é um mérito da imprensa. Lula se incomodava tanto com a imprensa que queria regulamenta-la. Quem lembra disso?

Eu espero que - de dentro da bolha em que você, que lê isso, se encontra (provavelmente estou numa também) - você consiga ver que o nosso presidente fala demais, desnecessariamente, polemiza tudo, e isso cria uma cortina de fumaça que impede a imprensa de ver as coisas boas que o governo vem fazendo. Nem digo que impede, mas que atrapalha a divulgação, pois a imprensa vive de polêmica. E isso é só o que Bolsonaro tem feito.

Se bem que eu admito que é um pouco demais exigir agora bom senso dele. Eu já sabia que teríamos 4 anos com ele proferindo os mais desagradáveis absurdos. Mas Lula era assim também, com suas metáforas futebolísticas, e nem vou falar da Dilma saudando a mandioca e estocando vento. Temmer foi um sossego neste ponto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração