25 de novembro de 2005

Menestrel - Roberto Diamanso

Ouvir a música do Roberto Diamanso pela primeira vez em julho deste ano na Convenção Batista Bahiana que ocorreu em Itapetinga, Bahia, foi uma surpresa e tanto. Eu estava procurando novidades e falei pro vendedor de CDs que me mostrasse algo diferente. Ele pegou o fone que estava ouvindo e me deu. Eu fiquei ouvindo aquilo. Acabei ouvindo todo o CD. Só não comprei na época por falta de dinheiro mesmo. Claro!

O Menestrel é um CD muito bem pensado, produzido, arranjado e mixado pelo Emílio Mendonça (piano e acordeon), có-produzido e mixado por Célio Barros (baixo acústico) no estúdio da PMC no ano de 2000. Tem um toque profundamente regional, nordestino. Ele canta com aquele sotaque que lembra o Eugenio Avelino (Xangai) mas com uma personalidade muito própria. A música "Sonhos" tem uma divisão - nada tradicional - em três partes e todas com um maravilhoso arranjo de cordas muito bem executado. É pura arte! Só ouvindo pra entender o que estou dizendo aqui.

Me fez pensar mais sobre o valor que realmente damos as nossas raizes culturais. Cantar um baiãozinho leve não consegue te transportar. A linguagem é diferente. O modo de cantar a melodia... um lamentoso murmúrio de um povo sofrido... isso deve aparecer ali na canção de forma efetiva... e isso o Roberto Diamanso faz muito bem. Aquelas letras säo teologia pura. Vou colocar uma poesia aqui:

Coelet

Antes que não tenha rima
A imensa lida
Antes que saias a perguntar
nas avenidas
- Cadê lua, cadê a tua luz amiga?
- Cadê, cadê você querida?

Antes que venha aquela atrevida
Tornar tudo debalde
Antes seja tarde
Antes que venham aqueles dias
Em que digas:
- Não tenho mais prazer na vida!
A vida furta-cor
Furta o sabor
E rouba a melodia

Antes que se parta
O copo de ouro
E se despedace o cântaro
E a roda junto ao poço
Lembra-te do teu Criador
Enquanto és moço
Procurei alguma loja na net que venda este disco e não achei nada. Procurei também sobre o Roberto Diamanso e só achei algumas notícias em alguns sites por aí. Sei que é uma produção independente e por isso acho que ele deveria tentar distribuir este disco pelo site do VPC... bom... é só uma idéia...

É por isso que mandei pedir o CD, e ele chegou hoje. Vou passar pro meu iPod e meditar muito nesse som rico deste que é o primeiro verdadeiro menestrel cristão que eu conheço.

5 comentários:

Anônimo disse...

Só queria avisar que o menestrel Roberto Diamanso está lançando seu mais novo cd "Plantas e Habite-se". Está lindo de viver! As letras continuam inspiradas e teologica e ritmicamente brasileiras. Tem ainda mais a cara do Diamanso esse novo cd. TErá um sarau com ele no dia 24 de junho à noite em São Paulo (capital). Lá ele estará lançando seu cd novo. Se tiver interesse, escreva para killys@terra.com.br

Abraço, Joyce.

Saulo Porto disse...

Caramba, tambem curto demais o Roberto Diamanso. Sua musica me deixou de boca aberta! Conheci seu trabalho tem menos de um mes... e ja me tornei seu admirador.
Tb gostei demais de seu blog... mto bem, queria trabalhar melhor o meu... quem sabe aprendo contigo?
Outra coisa... vc esta em Jequie, tenho amigos que sao daih.
Interessante, o cara que me apresentou a musica do roberto eh de Jequie tb... sera que vc nao o conhece? Adriano Estevam. Bem, fico por aqui... e se tiver um tempo, visita la o meu blog. Um abraco. Deus abencoe.

Marcus Dutra disse...

Oi! Tava ouvindo meu cdzinho surrado do Roberto Diamanso hoje de tarde, aprendendo algumas coisas, quando resolvi procurar no Google como anda ele. Vim parar no seu blog!
Realmente o Roberto Diamanso é ótimo. Entrei em contato com ele e sua música há aproximadamente 5 anos atrás, e pude conhecer o restante do seu ministério, que é igualmente maravilhoso.
Infelizmente, não posso acrescentar ou te dar mais informações sobre ele, porque estou fora do Brasil e não o vejo há muito tempo. Mas a minha intenção era apenas compartilhar o meu gosto pela sua música com outras pessoas, e aqui estou! Continue assim, procurando a boa e verdadeira música. Deus te abençoe!

Astrólogo Celio Barros disse...

Oi, aqui é o Célio Barros, que co-produziu, gravou e mixou o cd do Roberto. Passo aqui apra agradecer o link pro meu site tb pra dizer que foi um imenso prazer trabalhar no CD do Roberto Diamanso, como técnico, como músico e como co-produtor.

Ele andou morando no interior de Sergipe, o que dificultou o contato, além da produção ser independente. Que eu saiba, o melhor jeito de saber mais do Roberto é atravéz do Emílio.

Airô Barros disse...

Intão!!! O Roberto Diamanso está reLançando o cd Plantas e Habite-se. Vocês estão convidados e intimados..risos. Será na Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho - Vila Madalena - São Paulo, no dia 28 de março de 2008 - às 19:45hs. Divulguem...e aqueles que estiverem geograficamente perto...COMPAREÇAM...CHEIROS, Airô Barros

Os comentários aqui postados podem ser citados desde que se mencione junto o autor - no caso eu - e se coloque junto um link para este site ou o permalink para a página de postagem correspondente.