A Mentira e a Verdade

 "Pois o mal, que eu não quero, muitas vezes vou fazer. Mas o bem, que eu desejo, esse não. Miserável homem que sou!" Romanos 7


Conta uma parábola de origem judaica que "a Mentira e a Verdade, em um dia de sol, saíram a caminhar no campo. E resolveram banhar-se nas águas de um rio que se apresentava muito convidativo. Cada uma tirou a sua roupa e caíram na água. Mas, a um dado momento a Mentira aproveitou-se da distração da Verdade, saiu da água e vestiu as roupas da Verdade. Quando esta saiu da água, negou-se a usar as vestes da Mentira. Saiu nua a perseguir a Mentira. As pessoas que as viam passar acolhiam a Mentira com as vestes da Verdade, mas proferiam impropérios e condenações contra a atitude despudorada da Verdade. As pessoas estão mais dispostas a aprovar a Mentira com vestes de Verdade do que enfrentar a Verdade nua e crua."

A mentira é fácil. É irresistível como aquela gordurinha na picanha. É atraente como qualquer coisa proibida. Vicia como açúcar. Ler uma mentira dá aquela sensação agradável de desejo realizado. Mentira é tão bom que devia ser verdade. A mentira é veloz como a notícia ruim. Traz aquela sensação de conforto. É como tomar um chocolate quentinho no inverno. Mentir é fácil. Não precisa nem pensar. Vem de pronto e é crível porque era o que se queria ouvir. Então o coração aceita como um cobertor no frio. Mentir pra alguém pode deixa-la feliz. Mentir resolve tanta coisa. Deixa os caminhos mais largos e fáceis de andar neles. Na própria Bíblia, Salomão diz em provérbios "saborosa é a comida que se obtém com mentiras" e faz muito sentido, claro. A mentira pode ser compartilhada logo de cara pro máximo de pessoas possíveis sem a menor dor na consciência. E tá tudo bem.

Parece que foi Bismarck quem disse que Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante a guerra, e depois de uma caçada.

Já a verdade. A verdade é difícil. É chata. É como fazer dieta. É tão dolorosa quanto o dia depois da sessão de musculação. É como tomar uma vacina. Precisa ser enfatizada. Precisa ser provada. Precisa convencer. A verdade é lenta como uma lesma. Tem verdades que são refutadas como se fossem mentira. Ninguém aceita logo de cara. É como um remédio amargo. Um chá de boldo. Verdades doem. Verdades são caras. Verdades podem custar uma vida. São como facas afiadas. Relacionamentos duradouros, casamentos e amizades se acabam quando expostas a verdades. Falar a verdade pra alguém pode ser fatal tanto pra quem fala quanto pra quem ouve. É um verdadeiro problema. A verdade precisa ser checada, verificada. Precisa de tempo pra ver as fontes. Pra confirmar. Não há nada mais chato que isso.

Na Bíblia diz "conheçam a verdade e a verdade vos libertará" mas o sentimento do ser humano sobre essa ambivalência é que ninguém quer a verdade de verdade. Na verdade o que todo mundo quer de verdade é uma prisão mais confortável e não uma liberdade que pode te trazer consigo o incomodo por vezes inconveniente que só a verdade proporciona. Nem sempre estamos preparados para uma verdade. Eu até me atrevo a dizer que quase nunca. E quem acha que não pensa assim mente pra si mesmo. O fato é que poucas pessoas estão realmente preparadas para a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração