Falta uma boa Pesquisa sobre a Blogosfera

Acabo de ler este artigo no site Revolução.etc onde o Henrique Costa Pereira desenha seu ponto de vista sobre a Blogosfera brasileira. Ele pergunta a seus leitores: O que falta na blogs brasileiros?

Minha opinião é que falta exatamente isso que ele fez ao procurar saber o que falta... falta pesquisa. É necessário entender o que as pessoas - leigas ou não no assunto - acham sobre o que é blog.

Já tentei fazer isso perguntando aqui e alí tanto nas minhas andanças por diversos blogs na net ou pessoalmente para as pessoas. O que absorví da maioria dos meus pseudo-entrevistados (já que ninguém sabia que eu os estava entrevistando) foi o seguinte:

as pessoas...
  1. Não sabem direito o que é blog, não sabem o que fariam com um. Quando perguntei a alguns: "você tem blog?" a maioria das respostas foi um desdenhoso "pra que?";
  2. As que sabem, acham que blog é coisa de menina, onde colocam um monte de GIFs animados dizem o que estão sentindo hoje;
  3. Por causa do ponto 2, a maioria dos homens acham esse negócio de homem blogar coisa de caras que tem dúvidas sobre a sua sexualidade;
  4. Faltam blogs especializados. Quando os pontos 1,2 e 3 estão superados, os que blogam não entendem direito o conceito nem a utilidade de um blog e acabam blogando sobre tudo o que no final equivale a blogar sobre nada (desse ponto eu entendo porque meu blog mesmo é um que se encaixa neste ponto, aqui eu posto de tudo mesmo e realmente foi esta a minha intenção, mas );
  5. Quando inclusive o ponto 4 é superado e o sujeito tem um blog até razoável sobre um bom tema, ele não linka ninguém. A maioria dos blogueiros olham apenas para o próprio umbigo, não linkam ninguém e chega a parecer que ele bloga pra sí próprio. Pra poder de manhã entrar no blog e passear orgulhoso por sua criação;
  6. Ser formadores de opinião é algo que está tão distante de nossos blogueiros quanto a terra está distante de plutão. Quase uma utopia. A maioria replica o que vê na internet de interessante: colocam links para vídeos, colocam fotos, poesias, textos de outros, letras de músicas, não adicionam nada;
  7. Se as pessoas não sabem direito nem o que é um blog, imaginem como utilizar um, não sabem ler ou não tem concentração nem capacidade de abstração suficiente pra entender o que está alí, escrevem muito errado, comentam pouco e quando raramente comentam, geralmente o que se vê é: "legal teu blog, visite o meu e comente também!";
É isso. Precisamos de mais pesquisa sobre este tema pra podermos desenvolver uma cultura nesse sentido.

Comentários

ronie disse…
Acho que o fator mais agravante é a quantidade de coisas irrelevantes que é enfiado internet a dentro. Boas postagens acabam não sendo encontradas em meio ao mar de lixo. A quantidade tem sufocado a qualidade. E o que pra mim é ruim pode ser ótimo pra outros. Estaríamos vivendo em um congestionamento internético?

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração