Usuários 1.0

Um dia destes eu comentei no post "Na Web 2.0, email ainda é 1.0" do Meio Bit o seguinte:
O problema não é a Web ou o Email ser 2.0 ou não. O problema é que os usuários ainda são 1.0 (sendo bastante otimista). O usuário médio não sabe usar nem o email direito.
O que achei interessante é que o Rafael Lima em seu blog acabou escrevendo um artigo sobre isso. Meu blog não é sobre tecnologia (estou pensando em criar um) mas acabei me envolvendo tanto nessas últimas conversações que rolaram na blogosfera nas últimas semanas que achei que devia comentar um pouco mais disso por aqui:

Já que cunharam o termo Web 2.0 porque não o termo Usuário 1.0?

Se fossemos fazer um gráfico de nossos usuários. O "long tail" dos usuários de internet seriam 1.0. Ou seja, a grande maioria não sabe direito nem o que a própria Web significa.

O que elas fazem?

Mesmo utilizando banda larga, se conectam, entram no MSN Messenger e falam com algumas pessoas, leem e enviam seus e-mails, entram no Orkut mandam um monte de mensagens, depois entram no MeuOrkut e mandam um monte de scraps em massa pra todo mundo. Bisbilhotam os perfis de um monte de gente. Abrem alguns arquivos do Powerpoint pra ver alguma animação, e talvez entre em alguns portais pra ver o que vai rolar na novela de amanhã ou para ler jornal e só.

E apesar de fazer tudo isso elas só fazem porque aprenderam - na maioria das vezes - passo-a-passo, ensinados por um amigo, ou um filho ou um técnico. Não entendem o conceito do que estão fazendo.

E precisam ter que entender?

Sinceramente? Não. Elas não querem ter que entender pra usar. E este é o problema dos outros serviços. Quem é que se habilita a explicar o conceito de Feeds RSS pra um usuário? O novo Google Calendar é maravilhoso e muito fácil.

Fácil? Pra quem? Fui tentar mostrar pra um colega que também é programador e ele achou complicado. E é mesmo complicado. Quem consegue entender de primeira como ele funciona é porque já está muito acostumado com o GMail e com outros aplicativos da Google.

Quem cai num Calendar de primeira com certeza sente dificuldades. E olha que o Google cuida muito bem disso e tenta criar interfaces muito práticas. E os sites que não cuidam tão bem disso? Fica quase impraticável ensinar um usuário.

Uma web para meus pais!

Quando eu ver meus pais utilizando estes novos serviços sem ter problemas com conceitos e sem ter que me pedir ajuda aí sim. Não é o usuário que tem que ser 2.0 e sim os aplicativos tem que ser 10.0 pra fazer com que estes usuários 1.0 se tornem seus usuários e finalmente aumente seu market share.

A web ainda assusta!

Comentários

Ieda Sampaio disse…
Legal sua idéia de democratizar e/ou popularizar ainda mais a Web.
Vc é muito legal.

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração