Segundo Tiago Vianna

Um som quebrado meio pra jazz meio pra funk. Tudo extremamente tão nítido que dava pra sentir cada instrumento como se estivesse aqui na minha frente. Foi o que senti quando ouvi "De Terceiro Grau", a primeira faixa do disco "Segundo Tiago Vianna". Ainda na loja, eu falei para o cara: "Vou levar! Nem é preciso ouvir o resto!". Já sabia que se tratava de coisa fina e então comprei na hora mesmo sem nunca ter ouvido falar dele.

Mas que som! O disco todo é brilhante. A maioria das músicas são de autoria do próprio Tiago Vianna - 6 ao todo - ou de parcerias dele com o João Alexandre numa música e com o Tiago Chiavegatti em outra. Também há uma canção de Sérgio Pimenta (nem precisa comentar), uma de Beto Tavares (este eu vou comentar mais pra frente) e outra de Mauricio Caruso, totalizando 11 faixas de pura Música Cristã Contemporânea Brasileira com letras que fazem pensar e canções trabalhadas e forradas por arranjos primorosos.

Falando nos arranjos eles são alternados por Thiago Pinheiro (1, 5 e 10), Tiago Vianna (2 e 6), Moisés Alves (3, 4, 8, 9 e 11) e Sérgio Pereira do Baixo & Voz (7). Acho legal um trabalho ter vários arranjadores porque o disco fica muito mais gostoso de ouvir. Não é sempre, mas o mesmo arranjador meio que se repete - um ato falho talvez, não sei - e o trabalho fica numa mesmisse só. O que não é o caso deste. A direção musical (Moisés Alves, Thiago Pinheiro e João Alexandre) souberam dosar isto de maneira brilhante.

Os músicos do CD foram - além do próprio Tiago, que além de cantar, toca violão muito bem - Thiago Pinheiro (percussão e teclados), Felipe Fidelis (baixo), Osmário Marinho (bateria), Maurício Caruso (guitarras), Moisés Alves (teclados), Silvio Depieri (sax), Gilson Oliveira (percussão), Sérgio Pereira (baixos), Marcelo Minicz (percussão), Paulo Signori (contra-baixo acústico) e Celso Marques (flauta). Que time! Ufa! Gravar com uma galera dessas deve ser maravilhoso!

O legal é que o Tiago não deixa a peteca cair. Além de entrecortar as canções arranjadas por diferentes músicos ele também chama pra cantar consigo duas personalidades maravilhosas. Numa canção, a Juliana Pimenta - filha do Sérgio Pimenta - que fez uma bela estréia cantando logo a música do pai "O que me faz viver". E em outra a divina Marivone - a voz do Baixo & Voz - canta "Santo dos Santos" num primoroso arranjo do Sérgio Pereira - o baixo do Baixo & Voz. As duas canções ficaram lindas.

Queria fazer um destaque aqui da canção "Santo dos Santos" composta pelo Jocumeiro Beto Tavares. Ouvi esta canção pela primeira vez em 1991 - portanto há 15 anos - quando o Biza voltou da Jocum com ela na cabeça. Cantamos ela muito por aqui, fiz arranjos vocais para um grupo daqui da minha igreja que a interpretaram num grande festival daqui e ficaram em segundo lugar. Quando o Beto Tavares veio aqui em 1993, nós pedimos autorização para gravá-la e ele - é claro - permitiu numa boa. Só que nunca a levamos pra estúdio. Quando eu ouvi esta canção neste CD eu variei entre a alegria de reencontrá-la e a tristeza de tê-la abandonado. Mas ainda vou gravar esta canção um dia... espero que o Beto ainda permita...

A voz de Tiago deixa bem claro de quem ele é um grande fã quando as vezes lembra a do João Alexandre. Acho isso normal. Quando eu cantava músicas de João Alexandre na igreja todo mundo dizia que eu cantava "igualzinho" a ele. Só que quando eu cantava canções do Jorge Camargo ou Carlos Sider ou até do Sérgio Pimenta também. Será que eu imitava? Não era intencional, juro!

Quero deixar a canção "De Terceiro Grau" aqui por ser aquela que me marcou quando ouvi o CD pela primeira vez. No encarte do CD o Tiago fala desta canção:

"A gente gosta de viver em perigo... É como se a qualquer momento tudo pudesse ir pelos ares! É tempo de se encontrar com Deus e sair de situações que colocam nossas vidas em risco!"

Muito legal esta maneira de enquadrar a questão sem utilizar "teologismos" ou "dialetos evangélicos", o chamado "evangeliquês".

De Terceiro Grau
Tiago Vianna

O que essa gente espera
Ao mesmo tempo despreza
Vê, se isola, desespera
Porque não pode apagar
Com as mãos este incêncio!

Bem à sua volta
Paixão e revolta
Puro gás à espreita do fogo acender
Tudo pelos ares em um só minuto

Queimadura de primeiro grau
Tem como ser tratada a tempo
Queimadura de segundo grau
Mais difícil, mas há tempo
Queimadura de terceiro grau
Não sabe se vai ficar
Curado por inteiro

Dessa impaciência, pura indigência
Truque, fantasia, passa-tempo fútil
Tudo pelos ares em um só minuto...
Vem pra perto de Mim!
É nesta direção que eu acho que a música cristã deve seguir. Com estilo, arte e muita criatividade. Fazendo o consumidor de música pensar. Chega de dar tudo mastigado gente! É hora de refletir! Espero que tenham gostado!

Aí está a lista das canções do álbum:

1. De Terceiro Grau (Tiago Vianna)
2. Fico Com Você (Tiago Vianna)
3. Ainda Chorar (Tiago Vianna)
4. O Que Me Faz Viver (Sérgio Pimenta)
5. Ato Falho (Tiago Vianna)
6. E Quem Não Quer (Tiago Vianna e João Alexandre/Tiago Vianna)
7. Santo dos Santos (Beto Tavares)
8. Pra Onde Ir (Tiago Vianna)
9. Visitação (Tiago Chiavegatti/Tiago Vianna)
10. Renovação (Tiago Vianna)
11. Quando Vier o Dia (Tiago Vianna)

Quem quiser comprar este disco basta ir lá na loja Edificai ou simplesmente ir direto pra página deste CD. Visite também o site do Tiago Vianna.

Comentários

Ieda Sampaio disse…
Fico orgulhosa de vc por essas resenhas. São muito interessantes e justas: pouco se fala no Brasil da boa música... Pelo menos pouco se ouve. Rs.
Trabalhar com o Tiago é sempre um prazer: ao vivo, gravando... Espero contar com ele no nosso próximo CD do Baixo & Voz que deve sair em 2008.

Agradeço ao Joe pelas palavras sobre nosso trabalho de arranjo e gravação na "Santo dos Santos". Valeu mano!

Sérgio Pereira - www.baixoevoz.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração