Copiar pra ouvir é Pirataria?

Se for levar ao pé da letra copiar uma música sem pagar pelo uso dela é ilegal. Mas não é pirataria. Pirataria é comercializar algo que não é produzido ou não é legalmente seu. Mas também é igualmente ilegal. Posto este conceito, acho que a pirataria deveria ser combatida e seus contraventores punidos. Mas o simples ato de ouvir uma música baixada na internet - que também é ilegal perante a lei - sendo que ninguém ganhou com aquela transação não considero que seja uma contravenção. E quem o faz não deveria ser punido e muito menos discriminado.

O princípio é simples... quem baixa pra ouvir apenas no computador geralmente não são pessoas que faziam parte do mercado e sairam dela pra usar pernas de pau e tapa-olho... é quem não tem dinheiro pra comprar! Vou pela idéia de quem tem dinheiro compra CDs. Quem curte MESMO uma banda ou um cantor gosta de ter seus discos e manter sua coleção. Gosta de manusear o encarte enquanto saboreia os primeiros momentos ouvindo um novo CD de seu "ídolo". Quem não faz isso e baixa um disco desse pode até se tornar - no futuro (porque geralmente são adolescentes e estudantes) - um consumidor em potencial. Digo isso porque quando era adolescente e não tinha grana - nem internet, claro (sou velho) - eu e meus amigos copiávamos as músicas dos LPs dos outros em fitas K7 pra ouvir. E hoje eu compro tudo que eu gosto. Tinha coleção de LPs e comprei tudo novamente quando lançaram em CD.

Mas quem copia uma música sem pagar pelo direito de ouví-la está sim fazendo algo ilegal perante a lei, não dá pra negar. Mas aí é que está! O que precisa ser revisto é o atual sistema de direitos autorais. Com a revolução digital esta indústria de música parou no tempo e perdeu o bonde da história. Fica tentando punir quem faz download quando deveria estar tentando reinventar sua indústria ultrapassada e baseada em discos plástico.

Já há casos de empresas conseguindo se dar bem no novo paradigma, como a Apple por exemplo que vende - e vende muito - músicas, vídeos, clipes e filmes pelo seu site. No Brasil a Trama Virtual também tá fazendo um excelente trabalho. Mas é pouco.

Pra finalizar... sabe mesmo o que eu acho? Acho que baixar as músicas na internet sem pagar por isso só faz com que a indústria fonográfica ganhe. O DRM só atrapalha nesse lance todo. Se eles liberassem de vez e cobrassem isso de outras formas a coisa mudava. Faltam cabeças pensantes e que não vejam mais a música como produto físico (como antes... se vendia o LP/K7/CD/DVD e não as obras) e sim intelectual. Mas em breve veremos uma mudança neste paradigma! Assim espero eu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração