Impressionante

Acompanhei de perto no último mês algo que me decepcionou um pouco com relação a blogs e a arte de blogar. Acompanho 152 blogs atualmente com a minha conta do Bloglines. Muitos deles eu adicionei devido a uma campanha da nossa blogosfera para tornar conhecidos os nossos maiores blogs. Sempre achei que tinha uma lista muito boa.

Desde que pipocou na rede um certo vídeo (de uma certa "celebridade cujo nome lembra o de uma marca de temperos" com seu namorado numa praia) , eu notei que muitos blogs citam este fato repetidamente apenas para serem acessados com maior intensidade e assim ganharem mais impressões e cliques em suas propagandas.

Existem posts em que claramente se nota pelo conteúdo que o único objetivo é atrair mais e mais acessos. Conseguem colocar num post de 3 ou 4 paragrafos as 15 palavras mais procuradas pelos internautas no Google durante a última semana ou mesmo o que a mídia anda comentando. De preferência algo que notoriamente se tornou viral na rede.

Tenho me perguntado se isso é correto. Se vale tudo para ganhar alguns dólares a mais do Brin e do Page ou do Filo e do Yang. Se atrair o internauta incauto quase que como se pesca peixe é correto. E a resposta que sempre vem é NÃO! Pode ser que a minha maneira de pensar esteja errada ou simplesmente porque não vivo do que meu blog modestamente arrecada com propaganda. Não sei...

O fato é que esta maneira de monetizar é perigosa porque decepciona o navegante que chega procurando por algo relevante indicado pelos Googles da vida e encontra simplesmente um post que apenas menciona superficialmente o fato e aí então ele sente que caiu numa armadilha. Sente que é o pato da vez e que deu sem querer de alguma forma grana pro dono daquele site que se deu bem às suas custas.

Pode afugentar também os frequentadores assíduos que estão a procura de bom conteúdo. Que - como eu - assinam aquele blog e recebem todo santo dia seus feeds e perdem um precioso e escasso tempo lendo pra simplesmente não obter conteúdo algum. E novamente ser pato! Acho isso muito injusto e anti-ético.

Talvez esteja sendo dramático! Talvez muitos gostem destas estratégias de marketing de guerrilha ou de sei lá o quê! Mas acho que o usuário merece respeito. E se o blogueiro quer ganhar seus créditos de impressões de ads pela net que o faça primariamente respeitando seu público e lhe oferecendo algo em troca.

Comentários

Ieda Sampaio disse…
Eu trocaria o tema por "Decepcionante". Cabe melhor.
Eu também fiquei 'retada'.
Anônimo disse…
Se o conteúdo for ruim, concorddo contigo, é errado escrever qualquer coisa somente em busca de cliques nos adsenses. Temos que pensar o seguinte, o problogger só ganha algum troco com o blog se o mesmo tiver conteúdo, caso contrário o tempo se encarrega da extinção do mesmo, outra coisa, não necessariamente o cara que chega do google ao seu blog vai te dar algum retorno financeiro, se ele não clicar nos banners já era, o máximo que aconteceu foi um consumo de sua banda.
[]'s

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração