Este Sorriso - Priscila Barreto

Em julho de 2005 eu estava em Itapetinga trabalhando na 82ª Convenção Batista Bahiana e fui dar uma passeada pelos stands. Aí o vendedor que já me conhecia de outros congressos me veio logo com um monte de CDs novos pra me mostrar. Entre eles estavam o de Priscila Barreto. Peguei os fones dele e só precisei ouvir umas poucas canções pra descobrir que se tratava de um trabalho muito bem feito.

Até então nunca tinha ouvido falar dela. Mas pelo seu site descobri que ela já participou do Oficina G3 bem no início. Se não me engano acho que lí em algum lugar que ela também já participou de uma equipe de VPC mas não tenho certeza e isto também não importa. O que importa é que ela tem uma linda voz e interpreta e toca piano muito bem e com muita maturidade.

A música que mais gostei foi a "Fim de Tarde" que - luxuosamente - tem dois arranjos no disco pra quem quiser escolher. Eu gostei ainda mais do segundo que tem uma percussão com uma levada muito legal. A música fala do Filho Pródigo, um tema que dá tanto "pano pra manga" que o Gerson Borges acabou de lançar um disco com um musical inteiro só falando deste assunto. Inclusive acho que esta música se encaixaria perfeitamente naquele musical.

Foi tão bom descobrir o belo trabalho de produção e arranjo do Emílio Mendonça que também arranjou o CD do Roberto Diamanso. Graças a isto o disco ficou uma obra de arte. Muito gostoso de ouvir. Adorei aquele Bandoleon que transformou em tango o final da música "Fonte", ficou muito legal os efeitos sonoros que imitam passos de alguém chegando pra acender um lampião na música "Prontos para Adoração"... muita coisa ali foi sampler mas fico tentando imaginar como gravaram aquele lampião! Ficou perfeito! E a música "Jesus" então? Que colagem perfeita que transições entre os diferentes estilos de música pelo mundo... o "arabesco" ficou perfeito. Muito legal os contrapontos fora de rítmo da igreja cantando! Tudo isso deu um formato todo especial a este trabalho. Ficou muito bom mesmo! Parabéns a todos!

A Priscila neste trabalho interpreta magníficas de canções de vários compositores brasileiros que como ela mesma diz, "falam ao coração sempre valorizando a letra inteligente e a melodia rica": Adhemar de Campos, Cleber Ferraz, Maria Aquino, Stênio Marcius, Atilano Muradas, Alex Ferrero, Sérgio Pimenta, Jorge Rehder, Nelson Bomilcar e Marcos Vidal. Além do Phillip J. Mchugh e dos clássicos Henry M. Wright e William H. Monk. Com isso ela formou um repertório muito interessante e variado.

Entre os músicos que participaram deste trabalho mereceu minha atenção o piano e aquele maravilhoso bandoleon do Emílio Mendonça; o maravilhoso violão (e a viola) do Silvestre Kuhlmann; a volta da espetacular Ester Tsunashima (foi uma bela surpresa rever algo gravado por ela depois de tanto tempo sumida... pelo menos pra mim); o baixo elétrico de Bira (será aquele do Programa do Jô?); e o baixo (era fretless?) do Júlio de Castro na música "Este Sorriso" também é de se admirar. Ná música "Jesus" destaco também o alaúde de Sami Bordokan, o qanoun de Cláudio Queiroz e o derbaki, o daf e o ketem de William Bordokan.

As faixas do disco:
  1. Amigo de Deus (Adhemar de Campos e Cleber Ferraz)
  2. Aleluia (Mara Aquino)
  3. Fim de Tarde (Stênio Marcius)
  4. Candeia (Atilano Muradas)
  5. Rio (Alex Ferrero)
  6. Deus Somente Deus ("God and God Alone" - Phillip J. Mchugh)
  7. Este Sorriso (Stênio Marcius)
  8. Fonte (Sérgio Pimenta)
  9. Antífona (Henry M. Wright e William H. Monk - Hino nº 1 do Cantor Cristão)
  10. Prontos Para Adoração (Jorge Rehder e Nelson Bomilcar)
  11. Busca (Marcos Vidal)
  12. Jesus (Autor desconhecido)
  13. Fim de Tarde (Stênio Marcius - outro arranjo)
Para adquirir este CD da Priscila Barreto entre no site da loja do VPC. O CD tem uma capa linda com tons de rosa que faz com que o CD pareça um cartão e um encarte muito bem produzido.

Comentários

Anônimo disse…
Oi Joe ,aqui é o Emilio que produziu o CD da Pri , aproveitando para parabenizar seu excelente blog , agradecer as palavras elogiosas e também responder a algumas curiosidades do CD.


1.os efeitos da música "Prontos para adoração" não são samplers.Gravamos com um mic na rua , o Lelo (marido da Pri) caminhando(tivemos que trocar 3 vezes o sapato por um com sola de couro para melhorar o efeito...)


2. o fósforo ,etc , tudo real , aliás o lampião ,no take1 , estava tão difícil acender que deu uma pequena explosão que deixou aquele cheiro característico de cabelo queimado no ar - estávamos muito próximos , nós três ,tentando ascender...tivemos um ataque de riso de 5 min...


3.apenas os sons de grilos e sapos são samplers...aqui em SP eles estão em extinção.Aliás as frases de flauta da Ester , percussão e sanfona estão numa polirritmia em diversos tempos diferentes , mas dentro da mesma sincronia , como é ou deveria ser uma comunidade "real" de adoradores....cada um separado , porém juntos.


4.tenho 4 Biras-amigos-baixistas , este não é o do Jô...


5. o baixo do Julio - excelente - é fretless mesmo.


6.a última música é oculta ,não esta na ficha técnica nem como faixa do CD, só ouve que espera 30 segundos após a última música."30" foi o tempo de silêncio antes de Jesus iniciar sua obra, 30 anos.


7.Em "Jesus" fizemos um arranjo unindo o Gospel americano 4/4 e o Árabe 5/4 ,nesta época tão estranha e descompassada que vivemos hoje , onde a aparência é tudo e as diferenças se acentuam.


8.Em "Antífona" temos Deus Pai , Filho e Espírito ,representados pelo Orgão de Tubos , Cravo e Piano , respectivamente , e no final ,Deus trino com os três representantes da família das teclas tocando simultaneamente.



Ufa.. , acho que ficou longo... , se quiser editar , fique a vontade.

Continue sempre assim , a boa música precisa de pessoas como você,que se dispõe a divulgar!



Um abraço!



Emilio



ps:tentei colocar no seu blog mas deu erro , então resolvi mandar tambem esta mensagem
Priscila Barreto disse…
Joe, sou o Marco Aurélio (Lelo), marido da Priscila. Curiosamente, só hoje conheci seu blog e li o texto que vc escreveu sobre o CD Este Sorriso. O texto ficou excelente e o Emilio, no comentário, complementou de forma perfeita. Aliás, a experiência da Pri de gravar com a produção musical do Emilio é inesquecível. O Emilio certa vez me disse que ele trabalhou para produzir uma obra de arte e acho q ele atingiu o objetivo.

Tb gostaria q vc soubesse q a Pri deve lançar um novo CD agora no final de maio / começo de junho. Dessa vez a produção é do João Alexandre. Tb um trabalho muito bonito. Vc pode acompanhar mais informações pelo endereço www.facebook.com/Musicas.by.PriBarreto

Parabéns pelo blog e abraço,

Marco Aurelio

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração