13 de junho de 2008

Um Gênio Assim Só Tom Jobim

Acabei de ler um texto do Rubão no site da sua Banda Cia de Jesus que fala de uma música que ele compôs que cita o Tom Jobim e de uma experiência que ele teve com uma amiga do Tom que queria pôr o Tom no céu de qualquer jeito. Vale a pena lê-lo.

Lembrei-me imediatamente - é claro - de uma canção que compus sobre o Tom Jobim. Foi em 21 de janeiro de 1993 de férias em Pojuca. A idéia de fazer esta canção me veio de um artigo que lí numa revista da época que tinha uma bela entrevista com o Tom, com belas fotos dele tiradas pela sua esposa. O título do artigo era "Um gênio assim só Tom Jobim".

Resolvi então usar isto como mote para compor esta canção. Eu e Adriano fizemos a letra. E a música ficou incompleta até chegar naquele acampamento maravilhoso em Pojuca e - naquele silêncio - finalizar a canção... uma bossa nova, como não poderia deixar de ser...
Tom

Tom... um gênio assim, só você!
Mas, que seria do gênio sem o seu criador?
Não mais que um semitom. Você sabe Tom?
Tudo que a gente faz nem sempre é bom,
Nem sempre é certo.
Mas se Deus estiver por perto,
O canto entoado, pode até ser desafinado,
Será muito mais feliz...

Letra: Joe Edman e Adriano Estevam
Música: Joe Edman

Pena que ainda não tenho ela gravada... quando tiver posto aqui, prometo!

Nenhum comentário:

Os comentários aqui postados podem ser citados desde que se mencione junto o autor - no caso eu - e se coloque junto um link para este site ou o permalink para a página de postagem correspondente.