Todos os Feeds

Decidi hoje agregar os feeds do del.icio.us (um gerenciador de favoritos on-line) e do Flickr (uma espécie de fotoblog/album de fotos on-line) ao feed deste blog e já queria ter um feed em RSS para este blog mas o Blogger só gera feeds no formato Atom. Antes que você me pergunte qual a diferença entre RSS o Atom eu respondo que não sei. Além de que os dois são XML eu só sei que o RSS é largamente mais usado mas o Atom tem um protocolo melhor estruturado e tem até o apoio de grandes corporações como o Google, que é a dona do Blogger, daí porque aqui no Blogger não tem RSS e ainda sugere que se alguém quiser utilizar feeds RSS ao invés de Atom que use o Feedburner.

Então foi o que eu fiz. Fui estudar como funcionava este tal de Feedburner e acabei matando duas cobras com uma só cajadada. Eu já tinha criado um feed lá para o Podcast virtual que criei para o programa Sons do Coração da Rádio Transmundial mas ainda não tinha estudado todos os recursos desta poderosa ferramenta. Além de criar um feed no formato RSS, no Feedburner eu também consegui agregar os feeds do del.icio.us e do Flickr. Ficou muito bom. Cada vez mais eu estou gostando do Feedburner. É incrível tanta versatilidade junta num serviço que é gratúito. Espero que continue gratúito.

Pena que os usuários de Internet Explorer nem saibam o que é um feed direito. Esta coisa de feed só conhece quem usa Firefox, Ópera ou agregadores de conteúdo como o Bloglines. Eu estou começando a utilizar o Bloglines também e tenho gostado muito. É muito prático você ser notificado de atualizações em vez de ter que sair navegando de site em site para ver se tem novidades. É a web trabalhando em seu favor.

Mas o que importa é que agora quem visitar esta página e quiser adicionar um feed daqui terá várias opções de feed:

  • Padrão daqui do Blogger - Atom 1.0
  • Com o blog, links do del.icio.us e fotos do Flickr, criado pelo Feedburner - RSS 2.0
  • Somente com os links que adiciono ao del.icio.us - RSS 2.0
  • Somente com as fotos que adiciono ao Flickr - RSS 2.0
  • Sons do Coração Podcast, decidi colocar aqui também pra quem quiser assinar por aqui - RSS 2.0
É isso aí! Espero que gostem das melhorias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração