Bíblia Online

Volta e meia eu procuro na net por uma Bíblia que funcione bem online e nunca achava. Não que não haja Bíblias na net que não funcionam. Mas faltava aquele toque de Web 2.0 em todas elas. Faltava um perfeito casamento entre a Palavra de Deus e a tecnologia da informação online. Porque Bíblias em CD-ROM tem um monte. Mas online...

Fatores como estar conforme os padrões web atuais (XHTML/CSS) ou com features como AJAX e uma boa usabilidade, bem como o uso de tecnologias de compartilhamento, como permalinks e RSS - que já são comodites em sites que eu costumo visitar hoje - faltavam em todos os sites de Bíblias que havia encontrado até então. E os sites que usava antes eram - vou ser franco - muito chatos de se procurar algo. Mesmo esse algo em questão sendo a Palavra de Deus. Até por isso - em nome de se encontrar o que se estava procurando - era praticamente obrigado a entrar e utilizar estes sites "dinossáuricos".

Até que cerca de um mês atrás eu - via Google, claro - achei o Bíblia Online, e fiquei realmente surpreso. Um verdadeiro sonho de consumo de proporções bíblicas. Antes de começar a escrever este review eu tentei entrar em contato com o dono do site, veja só o que ele disse sobre a motivação pra criá-lo:

Pois é, o site existe há 9 anos e essa deve ser a sétima versão dele. Tudo começou por que eu tinha vergonha de ler a bíblia quando era adolescente, morria de medo de levar um bíblia de papel para casa (o que meus pais iriam pensar?), então eu procurava na Internet e não achava nada. Então eu falei que quando perdesse o medo de levar uma bíblia pra casa - o que uma hora acabou acontecendo - eu iria fazer um site para que pessoas como eu não precisassem procurar tanto.

Abaixo vou comentar alguns dos recursos do site que me chamou a atenção:

Comparação de Versões e de Idiomas

Lá dá pra pesquisar mais de 50 traduções da Bíblia, em uma ou duas colunas, lado a lado. Isto facilita comparações de traduções ou de versões do mesmo texto.

O RSS e as Preciosas Promessas

A solução para o uso do RSS no site da Bíblia foi o que eu achei mais criativa pois, uma vez que a Bíblia não tem atualizações ficaria difícil o uso desta tecnologia. E a solução que eles encontraram foi muito boa: diariamente, quem assinar o feed irá receber em seu agregador versículos da Bíblia escolhidos a dedo. É praticamente a reinvenção online das antigas "Preciosas Promessas" que ficavam em cima de toda mesa de centro de toda casa que visitava quando criança. O critério da exibição dos versículos, segundo Peleteiro, é que "existe uma organização Alemã que todo ano lança os versículos do dia para um ano, eu uso essa seleção deles (pelo menos esse ano)".

Permalinks

O uso de permalinks, uma maneira de fornecer acesso direto a cada versículo bíblico de cada versão disponibilizada em uma interface de links, ou seja, se eu quisesse, por exemplo, um link aqui para João 3:16 eu poderia fornecer um link apenas para o vercículo, um link para o capítulo completo mais com o versículo destacado, para um trecho, ou para um capítulo completo com um trecho destacado. A única diferença entre os dois tipos de links é que o segundo tem um + no final. Esta funcionalidade dos permalinks é extremamente útil quando se quer exibir o contexto daquele versículo. Isto tudo é útil para se escrever artigos em que é necessário o uso de muitos versículos bíblicos como em sermões, por exemplo. Você poderia linkar todos os versículos tornando aquele artigo ou sermão ou estudo bíblico muito mais dinâmico de ser estudado ou entendido. Vou até indicar este uso pro meu pai que é pastor.

O Menu de Navegação

Além destes recursos que destaquei ela também tem um menu, que aparece onde quer que você esteja no site. Ele te dá acesso direto a cada lívro, depois te mostra os capítulos e logo depois, de maneira intuitíva, em 3 cliques apenas, você está no capítulo desejado. Neste menu também você pode escolher uma segunda coluna com qualquer outra versão ou tradução da Bíblia em vários outros idiomas (são mais de 50). Imagino o trabalho que deve ter dado.

A Busca

E por último, mas não menos importante, é o recurso da busca - muito preciso e fácil de usar por sinal - com várias opções de pesquisa. Inclusive com uma opção de se ler o texto em colunas.

Uma Idéia de Implementação

Como sou programador, não dá pra não ficar pensando nas possibilidades. E eu pensei em algo que una o RSS que já funciona lá com algum tipo de script pra se utilizar em sites que desejam ter sempre um ou outro versículo da Bíblia. Que mostrasse um versículo a cada visita do usuário. Algo como o que o Flickr faz com as minhas fotos. Ou o del.icio.us faz com os meus favoritos. Bom... é só uma idéia...

Concluíndo

É por estes e outros motivos que encontrei minha "Bíblia de cabeceira online". Eu praticamente vivo em cima de um computador e com uma ferramenta destas por perto dá pra de vez em quando parar pra ler O Livro de maneira funcional. Estou até pensando em voltar a fazer como antigamente quando eu fazia uma maratona e lia a Bíblia toda de maneira sequencial.

Uma Resolução

Já lí a Bíblia toda antes. Mas - estou pensando aqui... - acho que vou tentar fazer isto através desta Bíblia Online. Ler a Bíblia toda e ir informando aqui no blog onde já estou e no decorrer do curso ir tecendo comentários por aqui de partes que estou julgando interessante naquele momento. Não é uma boa? Vou fazer isto!

E você? Já leu a Bíblia toda?

De Gênesis a Apocalipse? De "No princípio criou Deus..." até o "Amém" final? Se já quantas? Eu lí acho que umas 4 ou 5 não me lembro exatamente...

Ah! Mais uma coisa importante: o site Biblia Online se sustenta única e exclusivamente por anúncios do Adsense que estão por lá. Então, vale a pena indicar pra todos este valioso recurso. Também vale a pena clicar em algo anunciado por lá que lhe interessar: uma forma de ajudar que não gasta nada a não ser um clique.

Parabéns ao Jose Peleteiro da Bíblia Online! Fiquei realmente impressionado com o site!

Eu queria que Gutemberg visse isso!!!


Comentários

Rapaz, adorei esse review da Bíblia Online!

É esse tipo de comentário que nos anima para cada vez mais acrescentar recursos à Bíblia Online.

Em nome da equipe de desenvolvimento:
"Muito Obrigado!"
GrandeMS disse…
Como sugestão, seria muito interessante o bibliaonline ter um marcador de leituras. Tenho feito a leitura diária da Bíblia através do site, mas tenho que ficar anotando num papel o capítulo que estou atualmente.

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração