Deus disse: "Façamos!" (sobre Genesis de 1 a 5)

Começei a ler a Bíblia e já nos primeiros 5 capítulos achei meus primeiros destaques que gostaria de comentar por aqui. Acho que comentando de 5 em 5 capítulos eu vou ter material suficiente pra escrever bons artigos. Vamos lá!

Logo em Gênesis 1:26 achei algo que sempre me intrigou: porque Deus disse "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;"? Já ouvi falar que é porque Deus é Triúno, ou seja, Deus são três e os três é um. Assim mesmo, escrito de propósito no singular: o Pai, o Filho e o Espírito Santo... Isso se repete também um pouco mais pra frente em Gênesis 3: 22 onde Deus diz que "Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal;".

Mas porque Ele nos fez à Sua imagem? Acho que aqui está um dos grandes mistérios de Deus que ainda não foi totalmente entendido por nós seres humanos e apenas a Sua criação. Acho que de Deus só herdamos mesmo a semelhança...

Um pouco mais pra frente em Gênesis 3:8 tem outra passagem muito interessante que nunca havia me despertado nenhum interesse até ouvir uma música do Gerson Borges da cantata "A Volta do Filho Pródigo" que é baseada em um livro homônimo de Henry Nowen que fala um pouco disto:

Pra quem não ouviu o CD do Gerson e nem leu o livro do Henry, deixe-me explicar: neste versículo fala que Deus "passeava no jardim pela viração do dia", ou seja, todo fim de tarde Deus descia e vinha conversar com o homem. E quando este pecou. Isto acabou. E o ser humano sente até hoje a falta deste contato íntimo com Deus. E que é por isso que o fim de tarde é tão melancólico e triste apesar do pôr do sol ser tão belo. O homem sente falta da intimidade que tinha com O Criador. Isso é lindo e trágico ao mesmo tempo...

Uma outra passagem que me enche de curiosidade é Gênesis 3:14 quando Deus amaldiçoa a Serpente e diz: "sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida". Será que até neste momento a serpente ainda tinha pernas? E só depois da trágica empreitada dela contra o ser humano é que Deus a deixou como é hoje? Dia destes estava vendo um documentário na TV onde um biólogo mostrava que uma espécie de cobra ainda tinha pequeninas patas traseiras e as mostra, muito pequenas mesmo... é só uma curiosidade!

Outra grande questão que sempre me intrigou em Gênesis é o tempo de vida deles. Aqui em Gênesis 5:5 diz que Adão viveu 930 anos. O recorde é de Matusalém, com 969 anos (Gênesis 5:27). Isso sem contar Enoque, que - tecnicamente - ainda está vivo (Gênesis 5:24).

Então é isso! Vamos frente que a Bíblia é enorme!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mar Nunca Visto

Aristeu Pires no Orkut

Sons do Coração